PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves


Exposição de motivos
AS "Fake News" , habitualmente conhecidas por notícias falsas ou informação propositadamente falsificada com fins políticos ou outros, são um cancro para as democracias, nomeadamente para o nossa,que é a nível europeu é muito jovem. Ganharam uma maior visibilidade após a eleição de D. Trump nos EUA, na eleição de J. Bolsonaro no Brasil e muito mais acentuadamente no "Brexit", que catapultou a saída do Reino Unido da UE.
Como medidas propomos um maior controlo e rigor da informação, produzida nos diferentes órgãos de comunicação social, sugerindo-se que as instituições de média criem " núcleos dedicados a verificação dos factos "fact-checking", ou que se associem a entidades independentes, que se dediquem a esta atividade. Por isso é indispensável reforçar a literacia mediática e integra-la nos currículos escolares e na formação dos alunos e professores do ensino secundário. A par disto, devem ser ainda criadas condições para o surgimento de instituições com literacia mediática, que ajudem os cidadãos a acompanhar este admirável mundo novo do Séc. XXI, dirigidas a cidadãos de todas as idades.


Medidas Propostas
  1. Criação de selos de qualidade a atribuir à média, por parte de entidades dotadas de estatuto de utilidade pública, ligadas ao ensino superior.
  2. Criação de núcleos de fact-checking, serviço de verificação de factos, tipo "Polígrafo" de cariz jornalístico apartidário, dirigido por entidade de natureza científica de cariz não-governamental.
  3. Proposta de recomendação para a criação ao nível da U.E. ,de uma unidade de combate a desinformação com fins fiscalizadores das instituições públicas dos 27 estados membros.