PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária Arga e Lima, Lanheses, Viana do Castelo
Exposição de motivos
• As informações fornecidas no decorrer destas formações estariam sempre à disposição de todos, graças ao guia digital;• Não existe uma forma de eliminar as fake news das mídias, por isso, o desenvolvimento de formações, que atingissem todas as faixas etárias, seria uma forma de apoiar e fornecer às pessoas meios para estas se defenderem deste mal transversal a todos.
• Este exercício , para além de aproximar os alunos à política e à atualidade, permite que os alunos sejam ativos na procura de respostas e na formulação das suas próprias posições, em vez de se basearem passivamente nos seus ideais políticos, nas notícias que lêem e no conteúdo que consomem.
• Os debates, principalmente quando o aluno defende uma posição que diverge da sua, ensinam que há sempre algo a aprender com quem pensa de forma diferente, uma mentalidade importante para evitar a radicalização da população (efeito de notícias/propaganda falsa)
• Um programa do género seria uma oportunidade para a audiência reconhecer os verdadeiros riscos que estão na partilha de informação enganosa.
• A análise das notícias neste programa ajudaria a educar a audiência sobre as técnicas utilizadas na criação de notícias falsas e as suas características
Medidas Propostas
- Implementar formações, tanto a nível escolar como profissional, associadas a um guia digital, com o intuito de partilhar formas de detetar a veracidade das notícias.
- Incorporar no programa de cidadania debates, onde os alunos terão de defender, de modo aleatório, uma posição sobre temas da atualidade.
- Criação de um programa, com o objetivo de divulgar casos de campanhas eleitorais, onde as fake news tenham influenciado a opinião pública ou até mesmo os resultados das eleições.