PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Arga e Lima, Lanheses, Viana do Castelo


Exposição de motivos
• As informações fornecidas no decorrer destas formações estariam sempre à disposição de todos, graças ao guia digital;
• Não existe uma forma de eliminar as fake news das mídias, por isso, o desenvolvimento de formações, que atingissem todas as faixas etárias, seria uma forma de apoiar e fornecer às pessoas meios para estas se defenderem deste mal transversal a todos.

• Este exercício , para além de aproximar os alunos à política e à atualidade, permite que os alunos sejam ativos na procura de respostas e na formulação das suas próprias posições, em vez de se basearem passivamente nos seus ideais políticos, nas notícias que lêem e no conteúdo que consomem.
• Os debates, principalmente quando o aluno defende uma posição que diverge da sua, ensinam que há sempre algo a aprender com quem pensa de forma diferente, uma mentalidade importante para evitar a radicalização da população (efeito de notícias/propaganda falsa)

• Um programa do género seria uma oportunidade para a audiência reconhecer os verdadeiros riscos que estão na partilha de informação enganosa.
• A análise das notícias neste programa ajudaria a educar a audiência sobre as técnicas utilizadas na criação de notícias falsas e as suas características


Medidas Propostas
  1. Implementar formações, tanto a nível escolar como profissional, associadas a um guia digital, com o intuito de partilhar formas de detetar a veracidade das notícias.
  2. Incorporar no programa de cidadania debates, onde os alunos terão de defender, de modo aleatório, uma posição sobre temas da atualidade.
  3. Criação de um programa, com o objetivo de divulgar casos de campanhas eleitorais, onde as fake news tenham influenciado a opinião pública ou até mesmo os resultados das eleições.