PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Caminha


Exposição de motivos
Sendo as “TIC’s” uma disciplina presente no plano curricular dos alunos, é importante a abordagem do tema das “fake news”, de forma a levar os alunos a estarem mais atentos a situações com que se podem deparar a qualquer momento e que os pode prejudicar.
Apesar de os jovens serem um dos grupos mais afetados pelas “fake news”, por estarem muito envolvidos com o mundo digital, os adultos também são muito prejudicados pelas mesmas e, por vezes, não conseguem distinguir o verdadeiro do falso. Assim, workshops de capacitação digital, a nível autárquico, conseguiriam chegar a várias faixas etárias possibilitando que toda a gente tivesse a oportunidade de aprender a avaliar o que leem.
Com o intuito de ter acesso a toda a informação, de ter factos reais e de aprender com o que é falso, consideramos que criar um “Observatório de Informação Digital” com todas as notícias sinalizadas como verdadeiras ou falsas seria algo viável e vantajoso para o público em geral.


Medidas Propostas
  1. Inclusão, no currículo das disciplinas de TIC, da temática “fake news”.
  2. Desenvolvimento de workshops de capacitação digital, a nível autárquico, incluindo a temática “fake news”.
  3. Criar um “Observatório de Informação Digital”.