PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Valdevez


Exposição de motivos
Os leitores devem ser munidos de um sistema de verificação fiável, atualizado regularmente, que atue de forma independente e que ateste a fiabilidade de determinado jornal ou site de notícias, tornando-os mais atentos à fonte das notícias que leem e credibilidade das mesmas.

A veracidade das notícias e informações que circulam diariamente no espaço virtual e físico precisam de sistemas de verificação, que escrutinem o que dizem os protagonistas do espaço público, mostrando-se essenciais na diferenciação entre a verdade e as fake news.

Pelo que, reconhecer e apostar em plataformas de fact-checking constitui uma medida elementar e fundamental na preservação da verdade e na redução do impacto da desinformação na Democracia.


Medidas Propostas
  1. Fomentar a literacia mediática, através da implementação de estratégias adequadas às diferentes faixas etárias, que visem a capacitação dos cidadãos, promovendo a distinção entre factos e opiniões e a rápida deteção de possíveis fake news, formando, assim,uma sociedade mais informada e menos vulnerável à desinformação.
  2. Credenciar/certificar os meios de comunicação, reconhecendo-os como verdadeiros, fidedignos e seguros para o leitor é uma medida de extrema relevância para a proteção da Democracia e, consequentemente, da sociedade.
  3. Reconhecer e apostar em plataformas de fact-checking constitui uma medida elementar e fundamental na preservação da verdade e na redução do impacto da desinformação na Democracia.