PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Muralhas do Minho, Valença


Exposição de motivos
Considerando o ramo dos direitos do autor que, para quem não sabe, são ativados automaticamente sempre que existe criação de conteúdo, podemos basear-nos nessa área, não só para a proteção do criador mas também para chegar à origem da desinformação e da manipulação errónea da informação, começando por investigar a origem e as etapas de mudança do veredito.
Com base na desinformação política que o país ainda enfrenta, é de extrema importância a criação de um meio que promova uma pesquisa segura e confiável para as pessoas se informarem de maneira correta e, assim, também acabar com sites que transmitem ideias erradas ou manipuladas à população.
Sendo o canal parlamento e o seu respetivo site de baixa audiência e pouca atividade, porque não a criação de mais programas e informação? Desta forma criaremos mais interesse no público que ficaria enriquecido com o conhecimento adicional sobre a atualidade do país e do passo a passo da democracia em Portugal.
Tendo em conta que vivemos numa democracia direta, muita informação que nos chega relativamente à política não é correta, existindo então a necessidade de elucidar a sociedade sobre o que é verdadeiro, ou não. Assim sendo, pode se originar um tempo de antena específico para combater a desinformação, uma vez que as decisões dependem dos eleitores.


Medidas Propostas
  1. Criar postos de trabalho especializados nas diversas etapas que todos os conteúdos políticos sofrem, de maneira a descobrir a origem da manipulação que leva à difamação dos oponentes políticos.
  2. Verificação de websites da ordem de informações sobre o país e atribuição de um selo de autenticidade ao mesmo.
  3. Utilização do canal do Parlamento, quando este não tem programação, para passar todos os debates políticos, em diversos momentos. Entre os mesmos, apresentar ferramentas para detetar Fake News. Estes debates deveriam também decorrer durante todo o ano e abordar diversas temáticas