PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola


Exposição de motivos
Num período em que as notícias se propagam de forma rápida pelos meios digitais é importante confirmar todas as informações para que não se caia em exageros que prejudicam a Democracia, levando à criação de mecanismos cada vez mais perigosos para a manutenção da Democracia.


Medidas Propostas
  1. Desenvolver campanhas de sensibilização/implementação de uma disciplina nas escolas para combater e prevenir a desinformação na Democracia nas suas diversas formas, combatendo assim a iliteracia mediática e informativa.
  2. Incrementar a divulgação da temática através das redes sociais e da realização de debates públicos para combater a desinformação democrática, (por exemplo preparação uma grande campanha institucional a nível nacional, utilizando vídeos de alerta sobre o tema, a ser divulgados nos meios de comunicação social e salas de cinema, onde podem ser vistos por mais jovens).
  3. Promover palestras em locais variados, como Juntas de Freguesia e auditórios, sobre a desinformação na Democracia, para que todas as pessoas possam debater o assunto. As palestras poderiam ser organizadas por alunos do ensino secundário, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, convidando jornalistas, políticos, associações de informação, etc.