PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Moita


Exposição de motivos
Consideramos que é muito importante a educação/formação das pessoas, sendo que a escola tem um papel fundamental nesta, logo é necessário que os programas das diferentes disciplinas e/ou transversalmente seja possível transmitir valores que levem as crianças, desde pequenas a perceberem que não devem divulgar fake news, tal como devem manter-se informados sobre as formas possíveis de as reconhecer. Devemos apostar na prevenção é o nosso lema, em campanhas de sensibilização para este problema, por isso concluímos que devem existir cada vez mais formas de identificar as fake news e de divulgar, através de publicidade, quer à população jovem, quer aos adultos, para que se promova uma procura mais fundamentada e fidedigna de informação, deveriam ser ensinados métodos para o fazer, tal como fontes confiáveis para a obtenção dessa informação.


Medidas Propostas
  1. Renovação do Programa escolar de maneira a promover o combate à desinformação, criando campanhas de sensibilização.
  2. Sensibilização da Sociedade para as Fake News, através de anúncios televisivos, plataformas digitais e com cartazes, gerindo de forma simples e concreta a informação sobre - “ Como identificar Fake News” e “As Consequências da sua divulgação”.
  3. Organização de palestras com o objetivo de direcionar o emissor e/ou receptor para uma investigação/reflexão mais fidedigna, para todas as idades, tendo em vista a reeducação, neste campo.