PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada


Exposição de motivos
Um dos mais preocupantes problemas para a sociedade nos dias de hoje é o aumento das Fake News, uma vez que a sua facilidade de propagação e criação aumentou exponencialmente. Visto isso, decidimos criar medidas que visam terminar com as Fake News ao apelar ao pensamento crítico da população.
A primeira medida baseia-se no sentimento comum entre os alunos do secundário de que o potencial da aula de cidadania não é explorado devidamente. Pensamos que cultivar um protocolo sobre como lidar perante uma notícia previne a propagação de notícias enganosas. Também consideramos uma mais valia introduzir os alunos à política, uma vez que incentiva o pensamento crítico.
A segunda medida visa criar uma nova autoridade que teria como objetivos criar e regular uma base de dados, um programa televisivo e uma tira de jornal onde seriam convidados profissionais para desmantelar notícias falsas dentro das suas áreas. Esta autoridade também fornecerá um guia sobre como identificar notícias falsas e ligação direta enquanto debates decorrem para validar os argumentos dos políticos. Estes profissionais serão fornecidos por universidades e institutos de pesquisa.
Por último, a terceira medida pretende criar uma lei que penalize os jornais que espalham notícias falsas. Esta medida irá desencorajar a postagem de notícias falsas.


Medidas Propostas
  1. Alteração da aula de cidadania para incluir introdução à política e incentivar os jovens a aplicar o pensamento crítico sobre as notícias que leem.
  2. Criação de uma entidade imparcial para o combate à desinformação.
  3. Criação de sistema judicial, de actuação rápida, de punição aos meios de criação deliberada de desinformação comprovada.