PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Poeta Al Berto, Sines


Exposição de motivos
Como deputadas consideramos cada uma das medidas propostas por nós essenciais no combate ao flagelo das Fake News. É imperativo lutar por uma sociedade justa que valorize a verdade e o acesso universal à informação, tendo como objetivo final uma democracia saudável e duradoura.
É necessário informar e espalhar o máximo de informação possível, pois sabemos que quanto maior for a informação transmitida à nossa sociedade, menor é a propagação de noticias falsas.
É necessário enriquecer a informação transmitida à sociedade.
Deve-se ajudar as organizações/empresas a lidar com as noticias falsas numa perspetiva essencialmente institucional e por outro lado, combater o desemprego e ajudar os mais jovens (jornalistas recém licenciados) a adquirirem experiência no ramo. Também qualquer pessoa , deveria em caso de dúvida poder verificar a veracidade ou não de uma informação.


Medidas Propostas
  1. Promover a consciencialização da existência das Fake News, através de palestras informativas, de modo a sensibilizar a população.
  2. Maior investimento no jornalismo público com fontes credíveis e sólidas.
  3. Criar uma plataforma / aplicação, dirigida quer por jornalistas recém licenciados (em part time), quer pelos dirigentes de alguns departamentos das empresas