PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, Setúbal


Exposição de motivos
Pretendemos inserir o tema das fake news na escola para ser debatido não só entre adultos e canais televisivos mas também pelos mais novos, no sentido de educar mas também de alertar. É um tema importante da atualidade que merece ser debatido não só entre adultos e canais
televisivos mas também em escolas pelos mais novos.

Portugal é um país que tende a envelhecer, e com isto não só os jovem mas também os mais idosos devem de entender o que são fake news e como as podemos detectar! Com estas formações para todas as idades, cada um irá conhecer mais sobre o assunto e assim perceber como então detectá- la!
sugerindo a criação da aplicação, do extensor e também do site, visámos a identificação de notícias falaciosas, triangulando a informação e averiguando se a mesma é verdadeira ou não. Visto que estamos em constante evolução do meio digital é uma medida de extrema importância, pois a mesma poderia ser atualizada sempre que necessário, assim acompanhando as evoluções tecnológicas.


Medidas Propostas
  1. Inserir o tema das fake news como obrigatório na disciplina de Cidadania dos 2º/3º ciclos e nos projetos transversais do Ensino Secundário, contribuindo para a boa prática no acesso e partilha de informação para os jovens.
  2. Apostar na formação de indivíduos de todas as idades, principalmente os mais vulneráveis, como forma de combate às fake news.
  3. Criação de uma aplicação para o telemóvel, de um extensor para navegadores e de um site para consulta online, em articulação, com o intuito de averiguar a veracidade das notícias.