PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Campo de Flores


Exposição de motivos
A desinformação é o termo usado para definir qualquer tipo de conteúdo que contribua para o aumento de informação adulterada ou pouco límpida e/ ou para afastar os cidadãos do conhecimento da realidade. Este fenómeno assume diferentes formatos, nomeadamente: notícias falsas ou falsificadas ou globalmente designadas por Fake News, que podem indicar a vontade deliberada de distribuir informação falsa ou alvoroços, independentemente dos meios de comunicação e motivações associadas à sua criação.
Todos podemos ser afetados! Existem vários exemplos de pessoas e empresas que sofreram inúmeros efeitos devido às notícias falsas. As notícias falsas podem causar um grande impacto com consequências graves na reputação de uma pessoa ou empresa, causando complicações não só económicas, mas também, pessoais e psicológicas.
Muitas vezes é difícil contornar as Fakes News mas que cabe a cada pessoa ou empresa, o poder de travar a desinformação.


Medidas Propostas
  1. - Criação de uma plataforma a que as pessoas podem aceder caso tenham alguma dúvida em relação à fiabilidade da informação de um dado artigo. Ao colocar o link do artigo neste site, este irá reunir e analisar informações acerca do tema em causa no artigo, dando no final uma orientação ao utilizador, como por exemplo, “o artigo parece fiável” ou “o artigo não parece fiável”;
  2. - Disponibilização de uma espécie de “ranking” a que todos conseguem aceder de sites que, em geral, têm informações fiáveis;
  3. - Criação de um órgão externo, independente e imparcial, cuja função é analisar sites de notícias e conceder uma espécie de “certificado” em como a informação é fiável. Após um site obter o certificado, só iriam ser submetidos à avaliação os artigos que fossem mais polémicos ou causassem maiores dúvidas. Os utilizadores, ao realizar pesquisas, iriam conseguir ver os símbolos de certificação, percebendo que a informação é fiável.