PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Alcochete


Exposição de motivos
Este ano, o Parlamento Jovem desafiou-nos a criar medidas que ajudem a combater o impacto da desinformação na democracia. Para isso, a nossa lista criou três medidas baseadas na ajuda oferecida à população de como reconhecer a veracidade das notícias que têm conhecimento.


Medidas Propostas
  1. Palestras aos jovens sobre as “fake news”. Propomos que, com uma determinada frequência (todas as semanas, meses, ...), as escolas organizem palestras para todos os alunos onde um especialista fale sobre as notícias e como combater a desinformação. Nestas palestras seriam explicados aos alunos o conceito de “fake news”, como saber se se deve acreditar no que se lê e qualquer outro tema relevante para o tema e para os estudantes.
  2. Adicionar ao programa das disciplinas, notícias do mundo relacionadas à disciplina. Com esta medida, queremos propor a colocação de notícias no programa das disciplinas. Assim, na escola, em cada disciplina, os alunos aprendem notícias do mundo, a partir da disciplina. Deste modo, os jovens, ao saberem as notícias verdadeiras, não iriam espalhar e acreditar em notícias falsas e ficariam a conhecer mais sobre o que se passa em Portugal e no mundo. Achamos esta medida importante para os alunos.
  3. Realização de palestras on-line sobre a desinformação.

    Propomos que se crie um site para que, com frequência (todas as semanas, meses, ...), se realizem palestras sobre a desinformação. Estas palestras são direcionadas para os adultos, com uma abordagem diferente da dada aos alunos. Assim, é mais fácil chegar a toda a população para que a desinformação seja combatida.