PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Gil Paes, Torres Novas


Exposição de motivos
A desinformação foi considerada, a par da pandemia, o grande vírus do século XXI. Embora não seja uma realidade nova, o seu papel desestabilizador é hoje cada vez mais forte, assim como o seu impacto sobre o conhecimento e a nossa vida em geral. As fake news e a desinformação, geram em nós um sentimento de confusão e ansiedade que fragiliza a nossa saúde mental e simultaneamente ameaçam a estabilidade das sociedades democráticas. Sem solução à vista, só o desenvolvimento de cidadãos informados e com espírito crítico, poderá ser um entrave à disseminação da desinformação. Sensibilizar os jovens e toda a comunidade escolar em geral, para estarem atentos ao que leem e publicam, procurando aplicar estratégias de análise criteriosa da informação, poderá ser um primeiro passo. Também consideramos que deve ser tarefa dos meios de comunicação , em especial dos canais públicos de televisão, a divulgação de informação sobre o assunto, de forma a chegar mais facilmente ao cidadão comum. Finalmente, sugerimos a atribuição, por parte das entidades competentes, de um selo de qualidade de informação, aos sites ou agências noticiosas que estejam empenhados em publicar informação credível e responsável.


Medidas Propostas
  1. Sensibilização e informação da comunidade escolar sobre o tema dos riscos da desinformação: através de palestras e atividades, e inclusão do tema no plano curricular dos alunos e de sessões de formação para os professores e assistentes operacionais.
  2. Divulgação do tema e da sua importância nos media tradicionais (televisão generalista, rádio, jornais) de forma a chegar a um público mais alargado.
  3. Atribuição de um selo de qualidade de informação aos sites ou agências noticiosas que estejam empenhados em publicar informação credível e responsável.