PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior


Exposição de motivos
1. Consciencialização da população
Desenvolver ações junto da comunidade escolar (e nas redes sociais, de modo que abranja a maior quantidade de pessoas) que visem a promoção das competências de análise, crítica e discussão do papel dos media na sociedade.
Exemplos:
- realização de palestras;
- tertúlias com mote para abordar;
- divulgação de recursos informativos;
- grupos interativos;
- atividades práticas em grupo.

2. Criação de uma plataforma digital multifuncional
Site verificado por um organismo composto por vários elementos representantes da comunidade educativa (alunos, professores, pais, pessoal não docente, entidades parceiras...), que reúna um jornal “Fake News Free” e um sistema de receção, investigação e discussão da veracidade de notícias.

3. Diagnóstico do impacto da desinformação na coletividade (a nível local)
Realização de um estudo que analise a forma como as Fake News são identificadas pelas diferentes faixas etárias da população, divulgação de resultados e promoção de atividades para corrigir as eventuais problemáticas assinaladas, através das redes sociais (vídeos, notícias, artigos…), palestras e atividades dinâmicas.


Medidas Propostas
  1. Consciencialização da população. Desenvolver ações junto da comunidade escolar (e nas redes sociais, de modo que abranja a maior quantidade de pessoas) que visem a promoção das competências de análise, crítica e discussão do papel dos media na sociedade. Exemplos: - realização de palestras; - tertúlias com mote para abordar; - divulgação de recursos informativos; - grupos interativos; - atividades práticas em grupo.
  2. Criação de uma plataforma digital multifuncional. Site verificado por um organismo composto por vários elementos representantes da comunidade educativa (alunos, professores, pais, pessoal não docente, entidades parceiras...), que reúna um jornal “Fake News Free” e um sistema de receção, investigação e discussão da veracidade de notícias.
  3. Diagnóstico do impacto da desinformação na coletividade (a nível local). Realização de um estudo que analise a forma como as Fake News são identificadas pelas diferentes faixas etárias da população, divulgação de resultados e promoção de atividades para corrigir as eventuais problemáticas assinaladas, através das redes sociais (vídeos, notícias, artigos…), palestras e atividades dinâmicas.