PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Benavente


Exposição de motivos
A desinformação, cada vez mais visível à escala mundial, pode assumir diferentes formatos, nomeadamente notícias falsas e/ou falsificadas, globalmente designadas por fake news, que podem indicar a vontade deliberada de distribuir informação falsa, independentemente dos meios de comunicação e motivações associadas à sua criação, com o objetivo de, entre outros, beneficiar pessoas específicas ou pequenos grupos de pessoas, diminuir a confiança das pessoas nas instituições e nos processos políticos estabelecidos, entre outras. Associada ao facto das pessoas, hoje, terem acesso a muita informação, passamos da falta de acesso para o demasiado acesso. Num mundo assim, a capacidade de selecionar fontes, filtrar versões, analisar criticamente a informação, tornou-se uma ferramenta tão básica como a capacidade de ler. Quando essa competência não está presente, a desinformação aumenta. Neste sentido, é preciso "equipar as pessoas para saberem distinguir o que é fiável ou não" e, para isso, são necessárias três linhas de atuação: ao nível da regulação do estado, da própria indústria dos media, e na sociedade civil, principalmente nos jovens.
As nossas medidas pretendem promover o combate à desinformação em contexto escolar, ou seja, uma intervenção ligada diretamente à comunidade escolar contando com o apoio das instituições locais (câmara municipal, entre outras…).


Medidas Propostas
  1. Criação, em contexto escolar, de um grupo de trabalho cujo objetivo seja a implementação de um programa semanal (podcast da rádio escolar e/ou assembleia escolar) para abordar temas como a Desinformação e as Fake News.
  2. Criar um fórum digital, a nível local, onde se publiquem notícias da atualidade, podendo-se debater no mesmo a veracidade dos artigos publicados.
  3. Criação de uma associação digital para a verificação da credibilidade de notícias em plataformas digitais, com o intuito de combater a Desinformação / Fake News.