PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Alcanena


Exposição de motivos
A profusão de notícias manipuladoras de opinião e difusoras de falsidades provoca a consequente desinformação, contrariando os direitos consagrados de liberdade de informação numa Democracia.
Esta situação, que prolifera nos seus mais variados formatos e amplamente conhecida por FAKE NEWS, pode minar a confiança nas instituições, alterar comportamentos, criar tensões sociais, levando à violência ou atentando contra a saúde pública. O nosso projeto visa, desta forma, criar medidas que permitam contribuir para a literacia digital dos jovens cidadãos, assim como para a sua formação integral, pois a melhor arma para combater a desinformação está na Educação.


Medidas Propostas
  1. Grande parte dos alunos, qualquer que seja o seu nível de ensino, tem dificuldade em detetar notícias falsas. Assim, propomos a dinamização de atividades formativas nas escolas que promovam a alfabetização digital, sensibilizando para a gestão da informação rececionada, via redes sociais ou comunicação social, bem como a divulgação de pistas para facilitar a identificação das fake news (atividades interativas, Olímpiadas da Cidadania, quizzes e elaboração de guias para a literacia informativa).
  2. Estabelecer parcerias com jornais/rádios locais (ex: Mirante online, TV Minde, Mediotejo net…) para a divulgação de atividades promotoras de uma forte consciência cívica e política, assim como, realização de poadcasts sobre o impacto das fake news nas novas gerações.
  3. Partilha regular de informação atual e fidedigna, através das redes sociais Instagram/ Twitter/ Facebook, por parte das Associações de Estudantes dos Agrupamentos Escolares, comissão de ética, denunciando comentários sem fundamento, manipulados e/ou antidemocráticos, contribuindo assim para que os autores dessas inverdades fossem excluídos dessas plataformas digitais.