PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia


Exposição de motivos
Portugal em 2019 foi o segundo país cujos cidadãos mais se preocupam com a legitimidade de conteúdos digitais. No entanto, a desinformação tem ganho terreno e a investigação tem revelado que os mecanismos de desinformação online no nosso país são extremamente complexos e ativos. Para isso muito contribui a ativa participação dos utilizadores das redes sociais. É importante que nós jovens percebamos que a proliferação de conteúdos falsos depende não só de quem os emite mas também e talvez principalmente da sua distribuição eficaz. Esta distribuição só ficará comprometida se os recetores, nós, continuarmos incapazes de interpretar os conteúdos de forma crítica e4 dessa forma os replicarmos e partilharmos de forma acrítica.


Medidas Propostas
  1. Conscencializar através de palestras/atividades sobre saber distinguir sites fidedignos de sites impostores.
  2. Criação de contas em redes sociais onde se faça a divulgação e outras informações sobre sites fidedignos e impostores.
  3. Criar e aplicar a nível escolar uma aplicação/extensão online que notifica o quão fidedigno é o site que o utilizador está a visitar e impede que este visite e partilhe (de) informações .