PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Nossa Senhora da Bonança


Exposição de motivos
A primeira medida para combater as Fake News será a criação de um logotipo que tenha como objetivo identificar todas as notícias, sites e contas nas redes sociais que cumpram determinados requisitos. Estes requisitos serão: a notícia ou publicação deve ser um facto e estar completamente distanciada de opinião, tudo que seja relativo ou seja dependente do espectador, portanto não é um facto, não será atribuído o logotipo. No entanto existem certas notícias que não precisarão deste logotipo, por exemplo qualquer gravação que seja em direto e que mostre claramente o que está a acontecer, exemplificando, imaginado que está a acontecer um incêndio e este está a ser gravado, esta notícia não precisara do logotipo se for apenas referente ao facto que está a acontecer um incêndio e não por exemplo a sua origem que será algo que precise de confirmação e, portanto, do logotipo.
A primeira medida terá então como intenção que os portugueses consigam ter certeza que aquilo que estão a ler ou a ver é verdade e não uma Fake New. O logotipo a longo prazo levará a uma população mais formada e, portanto, com opiniões e ideias com bases corretas.
A segunda medida é a penalização de qualquer instituição que publique uma Fake New.
A penalização irá ser uma penalização fiscal de valores diferentes dependendo do tema e das consequências que esta teve na população, esta penalização fiscal será apenas atribuída a instituições ou empresas e não a cidadãos. No entanto ,qualquer cidadão que publique noticias falsas propositadamente será avisado e no terceiro aviso poderá ter uma penalização fiscal ou poderá perder a conta ou site.
A medida tem como intenção que as instituições ou empresas tenham uma maior atenção ao publicar noticias, esta também tem intenção que as pessoas pesquisem sobre o assunto antes de publicar nas redes sociais.
A terceira e última medida passa pela sensibilização dos alunos da existência das Fake News e como se podem informar corretamente.
A sensibilização poderá ser feita por professores e por alunos. Esta sensibilização poderá ser feita em disciplinas como Educação Católica Moral ou Cidadania e Desenvolvimento e ,também, em outros projetos.
A terceira medida pretende levar a que os alunos tenham uma formação mais correta e que aprendam a pesquisar sobre assuntos.
Concluindo, as três medidas apresentadas têm
como intenção de diminuir a quantidade de Fake News e de levar a uma população mais formada.


Medidas Propostas
  1. A criação de um logotipo que tenha como objetivo identificar todas as notícias, sites e contas nas redes sociais que cumpram determinados requisitos
  2. A penalização de qualquer instituição que publique uma Fake New.
  3. Sensibilização dos alunos da existência das Fake News e como se podem informar corretamente