PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Valongo


Exposição de motivos
As notícias falsas, a desinformação e manipulação de factos e/ou dados representam uma ameaça à democracia na medida em que levam a população a formular opiniões sobre uma realidade falsa.
Para combater a desinformação e contribuir para a identificação de notícias falsas, propomos a criação de um “fact cheker” (FC) ou verificador de factos, com a função de monitorizar a veracidade de notícias ou publicações. O verificador proposto não é uma empresa ou entidade física com funcionários responsáveis por uma verificação individual e manual de todas as notícias, mas sim um algoritmo/programa criado e gerido por programadores e engenheiros informáticos (financiado pelo Estado). O algoritmo funciona como uma rede neural, analisando ligações entre notícias. A probabilidade de uma notícia ser verdadeira é aumentada conforme aumenta o número de sequências de palavras semelhantes com outras notícias. Ao passar pelo FC, o artigo é marcado com um indicativo da sua veracidade e a sua veracidade é confirmada com um “badge” ou “banner”. A notícia não é eliminada, mesmo que seja provada falsa. O autor é informado da conclusão do algoritmo, no entanto, a qualquer momento pode ser pedida revisão humana, pelo autor ou outros leitores.

Sendo a educação um dos pilares de uma sociedade bem informada e, consequentemente, mais crítica, é essencial a promoção da literacia informática e das regras básicas da cidadania no mundo digital em contexto escolar, daí a pertinência da nossa segunda medida.
A nossa terceira proposta consiste na criação de um canal de youtube vocacionado para a divulgação de temas relevantes para o exercício do pensamento crítico em democracia. Propomos a inclusão de uma rubrica semanal, onde são abordados "hot topics" ou temas populares da semana, testando/criticando a sua veracidade e pertinência. Estes temas abrangem, não apenas as notícias sobre a atualidade científica, política e socioeconómica, mas também a sexualidade, saúde mental ou vocações escolares com a intenção de atrair audiências de todas as faixas etárias. Para a divulgação do canal, os vídeos devem ser promovidos nas aulas de cidadania. Por fim, de forma a assegurar um maior alcance, a sua divulgação é obrigatória em canais de televisão nacionais públicos.


Medidas Propostas
  1. Utilização de um algoritmo responsável pela identificação de possíveis fake news. Para combater a desinformação e contribuir para a identificação de notícias falsas, propomos a criação de um “fact cheker” (FC) ou verificador de factos, com a função de monitorizar a veracidade de notícias ou publicações.
  2. Definição de um novo programa de educação interdisciplinar destinado a formar cidadãos críticos relativamente à informação divulgada e capazes de identificar comportamentos perigosos na internet, assim como uma valorização de disciplinas relacionadas com tecnologias da informação.
  3. Criação de um canal de youtube direcionado para a divulgação e discussão de temas relacionados com a literacia digital, formação cívica e informação política e económica, entre outros.