PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio da Trofa


Exposição de motivos
1. Criação de uma instituição on-line. Instituição essa que ajude na identificação da fake news que ponham em causa a democracia e, consequentemente, a nossa formação enquanto cidadãos. Esta medida devia ser implantada, dado que permitiria uma maior identificação e exposição das fake news, bem como uma menor divulgação das mesmas e, ainda, um maior controlo sobre elas. Para além disso, a criação da mesma poderia potencializar a criação de mais meios de comunicação, que apoiados pela mesma transmitiriam informação clara e verdadeira aos portugueses. Isto iria contribuir para uma melhor formação dos cidadãos que baseariam as suas opiniões em informação verdadeira.
2. Criação de cursos on-line grátis direcionados aos vários grupos etários e ministrados por especialistas nas várias áreas como comunicação, marketing e tecnologias (ex.: workshops; webinars). Esta medida contribuiria para a sensibilização da população para como prevenir a desinformação e como ela pode ocorrer e, consequentemente, para a menor divulgação e partilha de fake news e para a formação de bons cidadãos.
3. Estabelecer parcerias com a imprensa escrita para obter assinaturas grátis para os estudantes. Isto faria com que os jovens ficassem mais cientes das várias formas e tipos que as fake news podem adotar e identificá-las mais rapidamente. Desta forma, os jovens estariam melhor informados e cientes das fake news e notícias enganosas que circulam e identificá-las-iam mais facilmente.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma instituição on-line.
  2. Criação de cursos on-line grátis direcionados aos vários grupos etários e ministrados por especialistas.
  3. Estabelecer parcerias com a imprensa escrita.