PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Comércio, Escritórios e Serviços do Porto Raúl Dória


Exposição de motivos
Na Escola Profissional Raúl Dória acreditamos que há muito a fazer para que a sociedade portuguesa atinja valores democráticos mais justos e adequados para com os seus cidadãos!
A participação no programa Parlamento dos Jovens levou-nos a debater de forma bastante entusiasta assuntos como: i)a desinformação ao nível ambiental pois temos, no nosso dia a dia, atitudes inconscientes que nos levam a prejudicar o meio ambiente de forma bastante forte; ii) fraco envolvimento dos jovens e da sociedade em geral sobre a política. Chegámos à conclusão que grande parte dos portugueses são "críticos de corredor", jovens e adultos que criticam o sistema político instalado mas que nem sequer votam nas eleições a que são chamados a intervir. Repare-se na elevada taxa de abstenção que temos vindo a registar em Portugal para as eleições autárquicas, legislativas ou presidenciais..; iii) ao nível da televisão pública, por exemplo, não há um programa que cative/elucide os jovens de forma assertiva sobre as questões das falsas notícias. Similar ao "poligrafo sic", devíamos ter um programa que, pontualmente, trouxesse a público o que tem passado nas redes sociais que não é verdadeiro, em jeito de sensibilização da sociedade.
Concluímos, portanto, que muito há por fazer mas que nem sempre as soluções são simples ou perfeitas!


Medidas Propostas
  1. Ao nível ambiental: o programa minuto verde, parceria que existe entre a RTP e a Quercus devia ser obrigatório existir em todos os canais de televisão e a sua passagem/emissão ser feita em horário nobre;
  2. Ao nível político: o programa parlamento dos jovens devia ser "obrigatório" em todas as escolas públicas e fortemente recomendado para as escolas privadas;
  3. Ao nível da informação: criação de um programa televisivo que seja transmitido em "horário nobre" e que sirva para elucidar a população sobre as ditas falsas notícias. É facto que existe o "polígrafo sic" mas este só chega à audiência deste canal e a sua frequência é bastante limitada no tempo.