PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto


Exposição de motivos
Embora seja da competência e responsabilidade de cada consumidor averiguar a credibilidade daquilo que lê e difunde, a facilidade e gratuidade no acesso a sites de notícias falsas, a ausência de tempo e competências para comparar e avaliar criticamente a credibilidade dessas notícias e sites, a velocidade das notícias e a falta de mediação, constituem uma ameaça à liberdade individual e ao acesso à verdade. Por tudo isto, consideramos urgente a aposta na literacia digital e mediática dos cidadãos por forma a que todos aprendam a navegar com segurança no mundo da informação.


Medidas Propostas
  1. Divulgação de publicidade institucional em outdoors, redes sociais e canais públicos e privados de televisão, com o objetivo de alertar para o problema e riscos das fake news.
  2. Promoção/Dinamização de ações de formação sobre este tema para todas as faixas etárias, incidindo em especial nos: Alunos do 1º ao 3º ciclo e secundário, nas disciplinas curriculares de TIC e Cidadania e Desenvolvimento; Adultos, nas juntas de freguesia; Idosos, nos centros de dia e lares.
  3. Criação e disponibilização de uma APP/antivírus “newsvax”, que, uma vez descarregada e instalada gratuitamente num telemóvel, tablet ou PC, bloqueie o acesso a páginas de Internet não fidedignas e promova o fact checking online.