PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola INED - Nevogilde


Exposição de motivos
As fake news estão na origem de desinformação e de manipulação de informação por parte de entidades e de pessoas cujo objetivo seja desestabilizar e desacreditar valores e instituições. Os deputados escolares propõem as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Auditoria às empresas de jornalismo/redes sociais. O objetivo desta medida é averiguar se estas empresas estão a cumprir as leis, a implementá-las e a aplicá-las com eficácia, identificando financiamentos externos que poderão estar na origem de desinformação e de manipulação de informação por parte de entidades e de pessoas cujo objetivo seja desestabilizar e desacreditar valores e instituições.
  2. Apoiar a pluralidade da comunicação social e fact-checking independente. Com esta medida pretende-se identificar fake news nas redes sociais e apoiar a diversificação de plataformas de comunicação, combatendo os monopólios da comunicação.
  3. Investimento em literacia mediática para todos. Esta medida visa financiar associações que promovam ações educativas e formação em escolas, lares, locais de trabalho e instituições, sensibilizando para a importância de questionar e verificar as informações, para combater a desinformação e a manipulação de informação.