PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Artística Soares dos Reis, Porto


Exposição de motivos
A desinformação nos mais diversos planos onde desenrola a vida humana está impregnada de distorções da verdade constituindo um verdadeiro arsenal de deturpação, de ilusão e de certo modo de perpetuação da indiferença e da apatia social e política. Emergem novas formas de ignorância, de injustiça e de silenciamento, ou seja, novas formas de opressão e que consequentemente representam limitações no sentido de promover sociedades mais igualitárias e libertas de todo o tipo de limites ao exercício da liberdade plena. As fake news têm neste contexto contribuído para levar ao poder político personagens e políticas pouco ou nada recomendáveis, uma vez que agitam ideologias que, ao manipular consciências, impede m uma leitura isenta e independente da realidade. Neste sentido podemos atenuar o seu impacto promovendo atividades que valorizem o debate e a argumentação baseados em factos verídicos. Pensamos ser necessário ter presente a saúde digital que zelem pela prudência e sensatez relativamente à procura de informação na internet tendo sempre presente a facilidade com que tal informação pode ser manipulada e deturpada. Consideramos ainda ser necessário conferir importância no recurso de fontes credíveis, que preveja a leitura integrar de artigos e notícias, em vez de se prestar atenção somente à manchete da notícia que oferece uma perceção errónea da realidade.


Medidas Propostas
  1. Debate como meio de ensino: fomentar as capacidades críticas e analíticas da comunidade estudantil em contexto escolar, promovendo atividades que valorizem o debate e a argumentação assentes em factos verídicos.
  2. Promover campanhas de consciencialização quanto à saúde digital, zelando pela prudência e sensatez relativamente à procura de informação na internet e reconhecendo a facilidade com que tal informação pode ser manipulada e deturpada.
  3. Sensibilização no que diz respeito à importância do recurso a fontes credíveis, bem como à leitura integral de artigos e notícias ( em vez de prestar atenção só à manchete de uma notícia, o que pode implicar uma perceção errónea da mesma)