PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Aurélia de Sousa, Porto


Exposição de motivos
1 - O primeiro passo para resolver o grave problema da desinformação tem de ser, necessariamente, a identificação do epicentro da questão e da respetiva extensão.
2 - Os órgãos de comunicação tradicionais são fundamentais na contribuição para um ambiente democrático e pluralista na sociedade, logo consideramos de extrema relevância o fortalecimento do papel dos órgãos de comunicação fidedignos na atualidade.
3 - Dado que as plataformas digitais são o meio preferencial de propagação de fake news torna-se impreterível apelar à cooperação com as plataformas digitais


Medidas Propostas
  1. Criação de uma comissão independente com o propósito de aferir o impacto atual da desinformação e das fake news no ambiente democrático e, face aos resultados obtidos, elaborar um Plano Nacional de Combate à Desinformação.
  2. Acentuação dos apoios diretos aos órgãos de comunicação, apoiando principalmente a transição digital.
  3. Iniciar um processo de colaboração íntimo, através do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, com as plataformas digitais nos moldes acordados no plano europeu “Combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia” redigido em 2018.