PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "Nossa Senhora do Rosário"


Exposição de motivos
Num mundo em constante mudança e aceleração da informação, a desinformação rapidamente se espalha através das “fake news”.
No caso concreto da COVID-19 as “fake news” tiveram um papel decisivo ao desencadearam facilmente a desinformação e contribuindo para cultivar a incerteza na sociedade e possuindo a capacidade de minar os direitos humanos e os alicerces da democracia.
Assim, são necessárias respostas eficazes à desinformação em vários níveis, incluindo leis e sobretudo através da ação da sociedade civil.


Medidas Propostas
  1. A comunicação social deve, pela qualidade construir a confiança do público e corrigir notícias falsas e desinformação sem legitimá-las.
  2. As empresas de tecnologia devem investir em ferramentas que identifiquem notícias falsas, reduzindo os incentivos financeiros para aqueles que lucram com a desinformação
  3. As instituições de ensino devem, desenvolver competências que ajudem a elevar o índice de alfabetização das pessoas, para que estas consigam mais facilmente distinguir as notícias falsas.