PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Lousada


Exposição de motivos
Argumento 1: Inúmeros sites permitem aos seus utilizadores modificar o conteúdo divulgado pelo autor/gestor do mesmo. Frequentemente, estes sites contêm informação incorreta, pois um ou mais utilizadores editou o conteúdo e, desta forma, muitas vezes são elaboradas fake news (informações falsas). Como exemplo destes sites editáveis, apresentamos a Wikipedia e o Google Tradutor.
De forma a combater esta problemática, defendemos que apenas o gestor do site ou o autor daquele artigo possa efetuar alterações à informação publicada por si.
Argumento 2: Em Portugal, ainda existe um elevado grau de população que apresenta dificuldades na perceção de certos vocábulos frequentemente utilizados nos meios de comunicação social, assim como dificuldades em decifrar a linguagem utilizada pelos mass media, nomeadamente, a população idosa e/ou menos instruída.
Assim, esta medida tem como objetivo solucionar esta questão. Defendendo uma linguagem mais simples e, ao mesmo tempo, aliciente, em locais públicos e salas de espera (ex.: centros de saúde), uma vez que são locais maioritariamente frequentados por este tipo de população e, simultaneamente, por faixas etárias mais baixas, como os estudantes, que com frequência, necessitam de informação fidedigna para os seus trabalhos escolares.
Além disso, a televisão é um meio de comunicação extremamente importante para a divulgação de informação e alertas à população sobre as mais variadíssimas problemáticas presentes na sociedade, sendo, ainda, um dos meios de comunicação que representa um elevado consumo por parte da mesma.
Deste modo, seria importante que, em televisão nacional, surgissem, nos intervalos comerciais, pequenos vídeos apelativos, que alertassem os variados núcleos populacionais sobre a problemática em estudo e, ainda, que fossem dadas dicas de como verificar se uma notícia apresenta informação correta ou não.


Medidas Propostas
  1. Limitar a edição da informação presente nos sites, de forma a que apenas o gestor do site possa alterar a mesma.
  2. Divulgação de conteúdos de combate às fake news, através da afixação de cartazes em locais públicos e/ou salas de espera ou da passagem de curtos vídeos nos meios de comunicação social, com uma linguagem simples, percetível e apelativa.
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