PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica À Beira Douro, Medas, Gondomar


Exposição de motivos
Primeira medida:
A sensibilização para o problema das fake news reflete-se no desempenho escolar, através da promoção do pensamento e da reflexão críticas. Tal estratégia potencia junto das crianças e jovens uma maior atenção, ponderação e prudência em relação às suas fontes de informação. Por este facto, a educação é um forte veículo de disseminação da atitude crítica de forma a transmitir conhecimentos às pessoas da comunidade envolvente.

Segunda medida:
O financiamento europeu de programas que visam a identificação de notícias falsas, protege a população de ser alvo fácil das fake news. Defendemos que a deteção da distorção do conteúdo de verdade na divulgação de notícias, nomeadamente a dos canais televisivos e redes sociais, permite a obtenção de uma maior credibilidade junto da­­ população a nível nacional/internacional.
Terceira medida:
A adoção de boas práticas (“Selo de qualidade de literacia digital”), ao nível da literacia digital, capacita-nos para a seleção exigente das fontes de informação. Desta forma, identificam-se a infodemia, os pseudofactos e os dados ambíguos que comprometem o rigor das deliberações e das decisões relativas à “coisa pública”.


Medidas Propostas
  1. Atividade escolar de trabalho de projeto com a finalidade de analisar notícias potencialmente falsas, com recurso a metodologia de investigação para aferir a credibilidade das mesmas. O projeto será apresentado à comunidade escolar.
  2. Divulgação escolar de sítios digitais que verificam notícias falsas (Fact-Check) e/ou apoio de fundos da União Europeia a projetos de combate às notícias falsas.
  3. Recomendação de boas práticas na proteção do cidadão face às notícias falsas: os sítios digitais obterão o “selo de qualidade” por incluírem, na sua página inicial, uma lista de perguntas que qualquer leitor deve fazer perante uma possível notícia falsa.