PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Ramada, Odivelas


Exposição de motivos
Vivemos uma era em que a informação constitui o substrato a partir do qual se constrói o conhecimento. As competências para lutar contra a desinformação e as armadilhas das “fake news” revelam-se essenciais. Para isso, a educação para os media e em particular a literacia dos media (competência para lidar de forma crítica e adequada com a informação e os media) são ferramentas insubstituíveis para evitar e combater a manipulação e as armadilhas da desinformação.
As medidas propostas visam proporcionar aos jovens e aos idosos, conhecimentos e estratégias que os ajudem a identificar “fake news”, a distinguir fontes credíveis de fontes de informação duvidosas e a evitar a desinformação.


Medidas Propostas
  1. Criação de um software “fact checker”, dinamizado pela ERC (Entidade Reguladora da Comunicação), que confirma a informação num artigo com o objetivo de atribuir selos de veracidade (se a informação for verdadeira) e falsidade (se a informação for falsa) a artigos publicados online, bem como uma escala de confiabilidade/índice de credibilidade, a notícias e a sites.
  2. Implementar 12 horas anuais dedicadas à literacia dos media, de carácter obrigatório, através de atividades interdisciplinares em todos os anos de escolaridade a partir do 5º ano, promovendo parcerias com profissionais credenciados da área da comunicação social.
  3. Promoção de palestras e workshops dados por profissionais de comunicação social, em colaboração com as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, que selecionarão os Centros de Dia e os Lares de Idosos a serem abrangidos.