PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, Lisboa


Exposição de motivos
É grande a necessidade de incentivar e fomentar o pensamento crítico. É urgente criar, manter, atualizar e facilitar o acesso a fontes de informação credíveis e que escrutinem a veracidade e a consistência das informações disponibilizadas aos cidadãos. Finalmente, é necessário garantir uma maior transparência às estruturas e aos órgãos de governação oficial, de maneira a aumentar a confiança dos cidadãos nos responsáveis políticos.


Medidas Propostas
  1. Criação de espaços que fomentem o pensamento crítico.Nos mais jovens, através do desenvolvimento de programas escolares e na abordagem do tema em formato digital, tal como podcasts, publicações nas redes sociais, entre outros. Enquanto que, para os mais velhos, apostar-se-ia nos meios de comunicação tradicionais como forma de os alertar para técnicas de desinformação frequentemente utilizadas.
  2. Criação de um departamento na “Entidade Reguladora para a Comunicação Social” (ERC), dirigido por entidades estrangeiras, que basear-se-ia em fontes e estatísticas oficiais para aferir a factualidade da informação disponível, do modo mais imparcial possível.
  3. Acesso público, aberto, à informação referente a reuniões governamentais, pareceres e diretivas.