PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas do Restelo, Lisboa


Exposição de motivos
1ª Medida - Pretendemos identificar a veracidade da notícia. Com a utilização dos semáforos ,será visualmente credível a informação que os leitores terão à frente e poderão facilmente, escolher. 2ª Medida: Acreditamos que através da atribuição de um prémio jornalístico, não renumerado, a entidade vencedora obtenha publicidade gratuita (através dos órgãos de comunicação), pela forma honesta e responsável como investigou e difundiu a informação. 3ª Medida: Com esta medida, temos o objetivo de alertar os mais jovens, de forma constante e construtiva, para os desafios da informação, incidindo na complexa e perigosa construção de FAKE NEWS e dai a necessidade de investigar, pensar e partilhar.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma base de dados onde as entidades competentes (universidades e outras) possam publicar artigos. Estes serão publicados de acordo com as políticas de privacidade definidas, passando por um sistema de semáforos, que tem por base de triagem, um algoritmo.
  2. Prémio jornalístico anual a nível nacional, de combate à desinformação e promoção da pluralidade jornalística/informativa.
  3. Inclusão no Projeto Educativo da Escola de espaços/momentos de sensibilização para a problemática das Fake News, dinamizados por especialistas convidados, com a participação/organização da Associação de Estudantes. Estes eventos devem incluir, entre outros, debates, com a participação de um aluno moderador de qualquer ano escolar.