PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas do Restelo, Lisboa
Exposição de motivos
1ª Medida - Pretendemos identificar a veracidade da notícia. Com a utilização dos semáforos ,será visualmente credível a informação que os leitores terão à frente e poderão facilmente, escolher. 2ª Medida: Acreditamos que através da atribuição de um prémio jornalístico, não renumerado, a entidade vencedora obtenha publicidade gratuita (através dos órgãos de comunicação), pela forma honesta e responsável como investigou e difundiu a informação. 3ª Medida: Com esta medida, temos o objetivo de alertar os mais jovens, de forma constante e construtiva, para os desafios da informação, incidindo na complexa e perigosa construção de FAKE NEWS e dai a necessidade de investigar, pensar e partilhar.
Medidas Propostas
- Criação de uma base de dados onde as entidades competentes (universidades e outras) possam publicar artigos. Estes serão publicados de acordo com as políticas de privacidade definidas, passando por um sistema de semáforos, que tem por base de triagem, um algoritmo.
- Prémio jornalístico anual a nível nacional, de combate à desinformação e promoção da pluralidade jornalística/informativa.
- Inclusão no Projeto Educativo da Escola de espaços/momentos de sensibilização para a problemática das Fake News, dinamizados por especialistas convidados, com a participação/organização da Associação de Estudantes. Estes eventos devem incluir, entre outros, debates, com a participação de um aluno moderador de qualquer ano escolar.