PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas 4 de Outubro, Loures


Exposição de motivos
A nossa lista pretende diminuir a ignorância em Portugal, tendo como objetivo diminuir a percentagem de notícias enganosas/falsas (chamadas Fake News), não só em termos democráticos, mas também no geral, por exemplo na ciência.
Pretendemos também diminuir a ignorância em termos políticos nas escolas, para garantir que a nova geração tenha consciência em como votar quando chegar à sua vida adulta.

O nosso projeto tem como vantagens:
- Mais gente empregada;
- Maior controle online;
- Menos desinformação devido a notícias falsas;
- Menos desinformação por parte da nova geração adulta;


Medidas Propostas
  1. A medida que propomos para combater o “O impacto da desinformação na democracia” é a criação de um website, gerido pelo governo português com o objetivo de criar um certificado online a sites de notícias mostrando que são de fontes fidedignas, ou seja, que foram analisadas e credenciadas. Primeiro os sites de notícias, teriam de solicitar a verificação da notícia e teria de preencher todos os requisitos, com o objetivo de mostrar que a notícia que pretendem publicar é verdadeira.
  2. A segunda ideia-medida é implementar nas escolas uma disciplina obrigatória a alunos do secundário (nomeadamente 12ºano), com o intuito de informar os alunos de quais partidos políticos existem, explicar como funciona o governo, o que constitui o governo e qual a importância do voto. Podendo também falar-se sobre IRS, finanças, créditos/empréstimos, entre outras. Vários alunos não sabem como funciona o governo, não sabem em quem votar e nem como se informar, especialmente alunos estrangeiros
  3. -