PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Amadora


Exposição de motivos
As fake news ou notícias falsas são uma forma de imprensa que consiste na distribuição de desinformação ou boatos via jornal, televisão ou online, como nas redes sociais, que melhor possibilitam a sua propagação. Estas notícias são escritas e publicadas com a intenção de enganar, a fim de obter ganhos de vária ordem. Existem sete tipos de fake news: sátira ou paródia, falsa conexão, conteúdo enganoso, falso contexto, conteúdo impostor, conteúdo manipulado, conteúdo fabricado. Uma forma de fake news preocupante são, por exemplo, os deep fake, com o uso de inteligência artificial para criar vídeos mentirosos, mas profundamente realistas.
Uma notícia falsa tem vários níveis de impacto e influencia nos mais diversos campos, sejam eles sociais, económicos, políticos, pessoais, psicológicos e outros. Podem causar um grande impacto com consequências graves na reputação de uma pessoa ou de uma empresa. Estas notícias têm o intuito de distanciar os cidadãos do conhecimento verdadeiro. Se uma notícia for muito escandalosa, for muito reencaminhada ou se tiver um número de visualizações e gostos elevados, é melhor desconfiar!
A desinformação da população leva a uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e as políticas.
As fake news têm um impacto negativo na democracia, pois geram desconfiança, entre a população, sobre alguns assuntos que são veiculados através das plataformas digitais, principalmente os que se prendem com as guerras partidárias. Muitas vezes são criadas para difamar políticos ou partidos opostos. Criam desinformação que bloqueia o debate. Incorpora, por si só, uma ameaça à democracia e à pluralidade política. Alguns partidos e candidatos ampliam o seu poder de envolver-se no processo eleitoral, por meio da difusão de informações falsas que possam arruinar ou erguer a reputação de determinado candidato.
Estas notícias contêm, habitualmente, títulos atraentes e apelativos, e são produzidas para chamar a atenção e garantir maior alcance de visualização. O seu teor dramático costuma atrair muita atenção, principalmente entre pessoas mais velhas que depois as espalham através das redes sociais e outros meios.
Com a imensa proliferação nas redes sociais, a sociedade não sabe distinguir a verdade da mentira, levando-a a acreditar em notícias e afirmações falsas; por isso, o governo devia apostar mais na formação da população (literacia) para distinguir as fake news da verdade dos factos. O efeito Dunning-Kruger* é esclarecedor quando falamos de fake news, pois esse efeito explica o porquê de as pessoas serem tão propensas a acreditar em falsidades, No fundo, é a nossa própria ignorância que nos leva a acreditar em notícias falsas.


Medidas Propostas
  1. No sentido de combater a desinformação, na escola acrescentar o domínio "Introdução à política" na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Instituição de uma alerta digital que alerte os utilizadores dos vários meios de comunicação de uma possível notícia falsa.
  3. Campanha nacional contra as Fake News com a criação de um programa televisivo em sinal aberto e com a possibilidade de inscrição em workshops abertos à comunidade em geral.