PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Fundação CEBI - Colégio José Álvaro Vidal


Exposição de motivos
As notícias falsas ou “Fake News” são o termo mais utilizado para apelidar uma mentira em tom de notícia e podem ser apresentadas de várias formas (clickbait, fait diver). Estas são muitas vezes um meio de influenciar os leitores em várias áreas, como a política ou a saúde.

Um exemplo muito evidente da finalidade destas “notícias falsas” encontra-se na atual situação pandêmica com o aparecimento de artigos de informação duvidosa ligadas ao movimento “negacionista” e dizem respeito quer às vacinas, quer à existência do próprio vírus. Este movimento iniciou-se expandindo-se resultado da desinformação da população provocando o medo e, com ele, surgiram as oposições contra as soluções apresentadas como efetivas.


Medidas Propostas
  1. Nas diferentes estações de rádio dedicar momentos da emissão alertando para a existência de veículos de desinformação e mecanismos para combater os mesmos, evitando o que acontece, por exemplo, nas redes sociais onde muitos jovens e adultos acabam frequentemente, por difundir notícias falsas sem procurar qualquer fundamento/credibilidade, induzindo outras pessoas a cometer o mesmo erro, colocando muitas vezes em causa o sistema democrático.
  2. Organizar, frequentemente nas escolas, palestras de modo a informar a comunidade escolar acerca das causas e consequências de Fake News, as quais terão também como grande objetivo dar a conhecer ferramentas essenciais para averiguar a veracidade de uma notícia, tais como: a data de publicação ou o histórico da sua fonte.
    Tais palestras poderão realizar-se periodicamente, com a colaboração de diversas entidades da sociedade civil que ajudem na tomada de decisões e contribuam para uma verdadeira
  3. Etiquetar sites com histórico de publicação pouco fidedigna de forma a alertar o leitor para o conteúdo publicado pelo mesmo.