PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, Sobral de Monte Agraço


Exposição de motivos
As medidas baseiam-se na cidadania consciente onde o direito à liberdade de opinião e expressão (artigo 19.º na Carta dos Direitos Humanos) não deverá comprometer o direito a eleições livres e honestas (artigo 21.º da Carta dos Direitos Humanos).
As fake news são um fenómeno cada vez maior na sociedade onde os indivíduos assentam a sua opinião e intenção de voto nos discursos populistas, que exploram os seus medos e inseguranças fornecendo soluções sem fundamento ou impossíveis de serem colocadas em prática.
Acreditamos que é no ensino secundário que se deve começar a compreender a importância do impacto das fake news na democracia, sendo necessário que na escola haja abertura e tempo em sala de aula para o debate, troca de ideias dos assuntos da atualidade.


Medidas Propostas
  1. Estimular o pensamento crítico nas escolas. Pretende-se a criação de um tempo mensal numa disciplina pré-selecionada pela escola para a existência de debates em sala de aula com assuntos da atualidade.
  2. Adequação dos programas escolares à atualidade. Maior abertura das escolas para a participação em projetos extracurriculares em tempo de aulas, criando um espaço letivo para esse fim. A participação nestas atividades possibilita aos alunos a conquista de ferramentas de pensamento crítico e melhor compreensão da realidade da sociedade onde se encontram inseridos.
  3. Compreender o conceito de Cidadania. Levar os alunos a compreender a importância da democracia, do voto consciente e informado para a sustentabilidade da democracia e para um combate eficaz da desinformação. Maior integração das escolas com as comunidades, desburocratizando as atividades e promovendo a participação dos alunos