PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Stuart Carvalhais, Massamá, Sintra


Exposição de motivos
Ao proporcionar assinaturas gratuitas de jornais e revistas de referência aos jovens, estamos a aumentar não só a sua curiosidade, mas também o seu conhecimento, para além de promovermos a igualdade oportunidade de acesso a estes conteudos.
Ao ter acesso a estes meios de divulgação de notícias fidedignas, tentamos combater as fake news e dar aos alunos os meios necessários para que eles sejam conhecedores da realidade, através de fontes viáveis, podendo utilizá-las como paradigma de comparação com notícias que circulam noutros meios informativos.
As assinaturas online, às quais poderíamos aceder pela biblioteca escolar, são uma forma rápida e eficaz de manter os jovens ligados à atualidade e fomentar ideias e pensamentos baseados em factos verdadeiros, tentando minimizar ao máximo a propagação de notícias falsas.
Com o fornecimento de workshops ou acessos a clubes de leitura a pré-adolescentes e a adolescentes estamos a incentivar o seu espírito crítico, e a impedir que, de certa forma, estes se deixem influenciar por algo que não seja fidedigno.
Nas universidades seniores, esta medida teria um peso diferente, apesar de não existirem universidades seniores em todo o país, esta medida irá atingir um publico mais idoso que muitas vezes pode ter dificuldades em aceder e identificar a informação fidedigna.
Estas duas propostas podem conciliar-se com a criação de um dia aberto escolar, no qual haveria uma organização entre as escolas e as universidades seniores. Este dia iria aproximar as duas faixas etárias, criando um laço maior na nossa comunidade. É de conhecimento geral que ambas as faixas etárias sofrem com o problema da desinformação. Por isso, apesar das diferenças de idade, acreditamos que seja benéfico uma aproximação dos adolescentes e idosos visto que ambos podem desenvolver um conhecimento através do diálogo intergeracional


Medidas Propostas
  1. Financiamento de Assinaturas de Jornais e Revistas de Referência (online) para as bibliotecas escolares
  2. Patrocínio de Workshops dinamizados por especialistas na área da comunicação.
  3. Acessos a Clubes de Leitura/ Dia aberto escolar em parceria com as Universidades Sénior