PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


CAISL - Carlucci American International School of Lisbon


Exposição de motivos
Sabendo que a sociedade atual conta com a divulgação (quase) instantânea da informação, muitas vezes sem ser autenticada; nem sempre tendo os cidadãos a competência para analisar a veracidade e autenticidade dessa informação; existindo cerca de 80 % dos cidadãos europeus que consideram as notícias falsas como um problema para o seu próprio país e/ou para a democracia em geral, propõe-se:


Medidas Propostas
  1. Garantir a integridade dos serviços digitais através da partilha de informação transparente, clara e detalhada sobre o funcionamento de algoritmos que controlem a informação a que os utilizadores de redes sociais, por exemplo, acedem.
  2. Capacitar os utilizadores com competências que lhes permitam compreender, analisar e denunciar as irregularidades na informação, através da criação de programas de intervenção educativa (todos os níveis de ensino); da divulgação do Código de Prática proposto pela Comissão Europeia; do fomento da disseminação de “fake news” através do aumento da exposição de informações fiáveis de interesse público; e da criação de instrumentos que permitam denunciar situações de "fake news".
  3. -