PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Stª Doroteia


Exposição de motivos
A sociedade atual, por força da evolução tecnológica, é, cada vez mais, caracterizada pela rapidez e por decisões tomadas no imediato, sem reflexão ou tempo para questionar. Alimentada por esta realidade, a desinformação tem vindo a conquistar espaço à escala mundial, assumindo diferentes formatos e contribuindo para uma deliberada transmissão de informação falsa ou de rumores.
As Fake News, independentemente dos objetivos inerentes à sua criação, procuram beneficiar determinadas pessoas ou grupos, diminuindo a confiança nas instituições e nos processos políticos e económicos que são estabelecidos. Mais do que apenas imagens ou notícias falsas, as Fake News têm o poder de ir fragilizando as estruturas sociais, comprometendo o verdadeiro debate de questões essenciais à democracia e destruindo a confiança que as pessoas têm nas entidades que as governam.
Face a este claro impacto na democracia de um país, é fundamental pensar em estratégias que, não só promovam a confiança dos cidadãos nas informações que recebem, mas que também facilitem o acesso a notícias objetivas e fidedignas, filtrando toda a informação duvidosa.
Sabemos que o ritmo da sociedade dos dias de hoje não permite tempo para investigar e confirmar toda a informação que recebemos, principalmente porque a recebemos através das redes sociais e de outras plataformas digitais. Para além dos erros involuntários e das sátiras que invadem estes meios, existem muitas ações voluntárias e partidárias que põe em causa as nossas decisões individuais.
No entanto, para apurar a verdade, evitar os equívocos e tomar decisões ponderadas e conscientes é essencial adotar medidas que promovam a manutenção dos valores da democracia contemporânea. Torna-se então urgente não só desenvolver essas ferramentas que assegurem a veracidade dos factos, mas também sensibilizar a população para a influência das Fake News na nossa vida, nas ações do quotidiano e no nosso pensamento social e político.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma plataforma com base num algoritmo que possibilite a deteção de Fake News e diminua a sua propagação.
  2. Aplicação de um selo de qualidade/veracidade a todas as informações controversas.
  3. Dinamização de ações de sensibilização para todas as faixas etárias.