PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Almirante Reis


Exposição de motivos
Não sendo possível impedir que as fake news sejam criadas e partilhadas, os alunos pensaram em soluções que punissem os veículos de informação e que informassem o público quanto à fiabilidade dos mesmo. Em paralelo, ajudar a formar cidadãos mais conscientes e informados.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma entidade independente que atribua selos de fiabilidade aos meios de comunicação e faça a monitorização dos mesmos.
  2. Criação de um sistema de pontos para os meios de comunicação. Os pontos serão retirados conforme o número de publicações que não sejam escrupulosamente verdadeiras. A cada publicação ou divulgação de uma notícia falsa, o veículo de informação terá de fazer a próxima capa/abertura do jornal/primeira notícia com um desmentido da notícia em questão. A maior penalização de perda de pontos equivale à não publicação da seguinte edição da revista/jornal.
  3. Obrigatoriedade de aulas de cidadania, desde o primeiro ano de escolaridade, em que os programas sejam tutelados pelo ministério da educação, com temas adaptados a cada faixa etária, de modo a formar cidadãos mais informados e conscientes, suplantando eventuais carências de (in)formação no seio familiar.