PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Marista de Carcavelos


Exposição de motivos
Mediante a apresentação das seguintes propostas, procurámos considerar três vetores que nos parecem centrais na ponderação do tema abordado: a) a criação de condições para um debate transversal alargado às faixas etárias que coincidem com o campo específico da cidadania ativa eleitoral e pré-eleitoral; b) a premência da sociedade poder contar com uma informação constante e atualizada (mediante a criação de condições que permitam o estabelecimento de um contacto permanente entre a sociedade civil e o poder político); c) a ponderação da fiabilidade dos media que já efetuam processos de confirmação da correção das informações (“polígrafos”), procurando supervisionar a imparcialidade dos pareceres, independentemente das linhas eleitorais dos media.


Medidas Propostas
  1. Revisão dos programas de Formação Humana e Inglês, com o objetivo de substituir ou incluir conteúdos mais atuais sobre a desinformação no programa destas disciplinas obrigatórias. Intervenções em aula nas universidades seniores, como palestras e workshops, criação de anúncios publicitários que visem a alfabetização mediática em plataformas da comunicação social.
  2. Criação de um podcast nacional para motivar a participação jovem na política e na sociedade - Exposição de debates frequentes que tratem temas, essencialmente de caráter informativo e político. Os debates devem contar com a presença de deptados, alunos, comentadores, criando um espaço de troca de impressões onde sejam abordados os diferentes pontos de vista. Poderão estar disponíveis em plataformas utilizadas frequentemente pelos jovens no seu quotidiano, como o Youtube ou Spotify. Quinzenal.
  3. Criação de uma escala de fiabilidade referente a dada noticia publicada por um determinado órgão de comunicação com o propósito de fornecer aos leitores uma avaliação imparcial que permita a adoção de uma atitude crítica por parte destes.