PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato João Alberto Faria


Exposição de motivos
1.) Com a “Alfabetização Digital”, pretendemos combater a desinformação tocando em todas as faixas etárias, principalmente os mais jovens, através da promoção do espírito crítico que pode ser executado das seguintes formas: em contexto de sala de aula, transversal a todas as disciplinas por intermédio de discussões sobre assuntos do dia-a-dia e a informação que se retém de livros, jogos, filmes e entre outros; na aprendizagem da filtragem de informação, através da verificação de fontes e do questionamento sobre a informação que se deparam; mais iniciativas como a do Parlamento dos Jovens mas com vários temas da atualidade (economia, sustentabilidade e democracia, por exemplo) aos mais diversos níveis promovendo assim a investigação, a argumentação e o espírito-crítico.
2.) Através dos seguintes pontos, pretendemos revitalizar e reestruturar a forma de fazer jornalismo: reestruturar a pirâmide invertida da noticia, isto é, as noticias devem ter um titulo objetivo, verídico e informativo, principalmente os OCS que obtêm ajudas estatais (como os canais generalistas); maior promoção de debates científicos, sociológicos e políticos, este último principalmente fora do âmbito eleitoral; oferta de subscrições de jornais a alunos do ensino secundário e superior e ainda a segmentos da população que têm dificuldade a estarem informadas.
3.) A nossa última medida baseia-se na Promoção de associações entre OCS e redes sociais, isto é, sendo as redes sociais as principais disseminadoras de fake news, a função destas parcerias seria uma verificação de factos de notícias e de informações partilhadas. Neste segmento, sugerimos ainda uma associação responsável que se dedicasse a explorar e a verificar a veracidade de notícias publicadas online e a atribuição de um selo de qualidade para os OCS cujas notícias são objetivas e verdadeiras, de forma a recusar o sensacionalismo instalado na nossa sociedade. Caso os OCS não cumpram essas regras, o tal selo de qualidade acaba por ser recusado e/ou retirado.


Medidas Propostas
  1. Alfabetização Digital – combate à desinformação com a promoção do espírito crítico e da literacia mediática, transversal a todas as faixas etárias.
  2. Reestruturação e revitalização da forma de fazer jornalismo.
  3. Promoção de associações entre OCS - Redes Sociais e a atribuição de um selo de qualidade para os OCS.