PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal


Exposição de motivos
O tema em debate nesta edição suscitou o interesse de toda a comunidade escolar dada as características dos jovens na atualidade, que ocupam grande parte do dia a dia e realizam muitas tarefas com os meios de comunicação e de informação.
As propostas que integram o Projeto de Recomendação da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal, ETAP, visam, fundamentalmente, dotar a comunidade, externa e interna à escola, de ferramentas e conhecimentos que permitam a análise objetiva e crítica da informação que circula diariamente nos meios de informação e de comunicação, com especial destaque para a Internet.
De facto, numa época em que a Internet, mais do que uma fonte de entretenimento e de informação, se tornou uma ferramenta pedagógica nas escolas, é de extrema importância que os jovens possuam espírito crítico e capacidade de análise da informação e conteúdos que proliferam na Internet.
Assim, no debate que se realizou na nossa escola em torno deste tema, concluiu-se que a maior parte dos jovens manifesta muitas dificuldades para analisar crítica e objetivamente as informações, bem como falta de conhecimento de ferramentas para identificar notícias falsas e, assim, combater a desinformação.
Por estes motivos, os jovens que formaram as listas apresentaram, de forma unânime, propostas de atividades que permitem a aquisição de ferramentas que combatam a desinformação. Além disso, revelaram preocupação em definir propostas que vão ao encontro das expectativas e interesses de toda a comunidade, não só escolar, o que revela espírito de consciência cívica e importância dada à participação ativa e partilha de experiências.


Medidas Propostas
  1. Dinamização de Ações de Sensibilização destinadas a todas as faixas etária para desenvolver o espírito crítico e identificar notícias falsas.
  2. Integração do tema “Media” no primeiro grupo da componente de Cidadania e Desenvolvimento
  3. Utilização das rádios escolares para sensibilização e divulgação de notícias falsas,