PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "João de Barros"


Exposição de motivos
O Colégio João de Barros tem-se afirmado cada vez mais como uma casa que trabalha em e para a democracia, constituindo este mais um motivo de orgulho para nós. É por querermos continuar neste caminho que apresentamos as nossas propostas, resultado do trabalho, pesquisa, investigação, debate e companheirismo que nos caracteriza.
Reconhecemos desde o começo a complexidade do tema, uma vez que a desinformação se afirma como um problema que fragiliza a democracia. Que nos fragiliza a nós.
A verdade é que a desinformação é um processo difícil de ser eliminado. A desinformação não está só presente nos meios de comunicação, quer sejam eles tradicionais ou mais modernos; a desinformação está em todo o lado, sobretudo, onde não há espírito crítico para saber interpretar o que nos rodeia.
“Só podemos dizer que lemos quando entendemos o que está escrito, quando sabemos interpretar e filtrar a informação”. Mas se assim é:
Porque continuamos a olhar apenas para as chamadas letras gordas de um artigo?
A receber tudo o que nos dizem de forma tão passiva?
A ter receio de criticar construtivamente e de querer saber sempre mais? Vivemos numa sociedade em que “a desinformação para um desinformado é informação”. Só com o nosso contributo consciente e responsável é que podemos combater a desinformação e criar um mundo onde se promova a sã Liberdade e a livre circulação de conhecimento, nunca descurando os valores democráticos com a liberdade de expressão e o cuidado que devemos ter com o Outro.
As propostas do Colégio João de Barros que aqui apresentamos têm como base a preservação dos valores de abril. Dos nossos valores do abril.
Sabemos que o que apresentamos é ambicioso, mas contempla exatamente o necessário e urgente para, de modo gradual e complementar, construir novas ferramentas de resolução do fenómeno, alterando e questionando, de forma saudável, dogmas do sistema democrático, o modo de produção de jornalismo e o acesso à informação em Portugal.
De acordo com estas ideias, o contributo do colégio João de Barros está contemplado nas seguintes propostas:


Medidas Propostas
  1. Corresponder à RTP um financiamento que reforce o seu poder e credibilidade na mitigação da desinformação, com a criação do programa “Sabedoria ao Minuto”, onde seriam abordados temas como a (des)informação, fake news e democracia.
  2. Implementação de uma prática educativa direcionada ao 9.º ano e ensino secundário, onde se abordem valores democráticos e temas como a desinformação e fake news.
  3. Reestruturação dos média, com a implementação do estatuto de organizações jornalísticas sem fins lucrativos, visando o fomento e financiamento dos tipos jornalísticos diminuídos em consequência do recente período de crise pandémica e económica (investigação jornalística, grande reportagem, etc.)