PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Raul Proença, Caldas da Rainha


Exposição de motivos
Atualmente, a desinformação dissemina-se a uma velocidade alucinante; é cada vez mais difícil concorrer com a informação sensacionalista pela atenção do público, distinguir o verdadeiro do falacioso e contornar o dogmatismo vigente.
Para combater este fenómeno, é essencial estimular o pensamento crítico da população; para tal, propomos o reforço do conteúdo político e democrático no sistema de ensino, abordando temáticas como a História da Democracia, o funcionamento dos diferentes Órgãos de Soberania do Estado português, as diferentes políticas económicas e a filtragem de informação. Estas temáticas deverão ser abordadas numa disciplina (de baixa carga horária) a introduzir no 12º ano de escolaridade.
Por outro lado, estar presente no meio digital parece ser apelativo para as camadas mais jovens da demografia. Assim, propomos a criação de uma aplicação institucional com conteúdo relativo à Assembleia da República onde sejam inseridas todas as medidas aprovadas e chumbadas, resumidas em dois ou três parágrafos, com uma linguagem acessível, que torne possível a compreensão das mesmas por parte dos jovens; seria possível fazer scroll na aplicação, bem como comentar as medidas. Também existiria uma pergunta de opinião diária (relativa a assuntos sociais e políticos), incentivando à reflexão sobre a temática abordada.
Por último, propomos a criação/ reestruturação de uma organização governamental que analise sites e publicações populares nas redes sociais; perante conteúdo falso, sensacionalista ou manipulador, estas plataformas seriam obrigadas a apresentar um aviso que alerte o cidadão para o risco de desinformação; este aviso seria um pequeno pop-up, sendo possível fechá-lo e aceder naturalmente ao conteúdo; não pretendemos censurar mas sim alertar para o risco, levando o utilizador a analisar o conteúdo atentamente.
Concluímos assim que é essencial estimular o pensamento crítico, bem como fornecer as ferramentas necessárias para a sua promoção.


Medidas Propostas
  1. Desenvolvimento de uma aplicação interativa com o utilizador, relativa à atividade política do parlamento português, utilizando um discurso acessível e apelativo.
  2. Criação de uma disciplina de Política e Informação no 12º ano de escolaridade.
  3. Criação de uma entidade de análise das publicações mais populares das redes sociais, alertando para o risco de notícias falaciosas.