PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, Bombarral


Exposição de motivos
1- A partir da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, procurar desenvolver competências nos alunos para o pensamento crítico e sensibilizarmos os mesmos para a importância de sabermos filtrar as informações que adquirimos e o problema da desinformação. Este processo teria início desde cedo (5º ano) implementando este tema na educação e formação destes até ao 9 º ano. A partir do secundário este conteúdo passaria a ser incorporado nos temas disponíveis para os estudantes desenvolverem no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
2- Como é importante em todo este processo a existência de informação credível consideramos que nunca ão demais as medidas que incentivem a produção e desenvolvimento de jornais Fact-Checking, divulgar a existência dos mesmos e mencionar a importância do hábito que todos devemos ter, em programas televisivos. Mais uma vez consideramos importante na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento o consultar estes jornais e sites, facilitando assim a pesquisa de factos verdadeiros combatendo as Fake News.
3- A democracia não deve constituir-se como algo em que apenas pensamos politicamente mas como cidadãos que todos somos devemos vivenciar e experienciar a mesma no quotidiano de todos nós. Assim o apelo constante e o recordar também constante de alguns pilares que tendemos a esquecer com frequência é o que pretendemos com a nossa terceira medida.


Medidas Propostas
  1. A partir da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento procurar desenvolver competências nos alunos de treino do pensamento crítico e para a importância de sabermos filtrar as informações que adquirimos e o problema da desinformação. Este processo teria início desde cedo (5º ano) até ao 9º ano. A partir do secundário este conteúdo passaria a ser incorporado nos temas disponíveis para os estudantes desenvolverem no âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Elaborar medidas que incentivem a produção e desenvolvimento de jornais Fact-Checking, divulgar a existência dos mesmos e mencionar a importância do hábito que todos devemos ter, em programas televisivos e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em consultar estes jornais e sites, facilitando assim a pesquisa de factos verdadeiros combatendo as Fake News.
  3. Criar anúncios institucionais que passariam nos meios de comunicação, tais como rádio, televisão e escolas, que apresentariam medidas e hábitos que todos devemos adotar para combater as Fake News e trabalhar no problema da desinformação.