PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Águeda Sul


Exposição de motivos
No mundo tecnológico em que vivemos e com o recurso massivo às redes sociais temos acesso a uma imensidão de informação que nem sempre é fundamentada nem verídica. Por outro lado, a desinformação também prolifera mais rapidamente e tem um maior alcance. Esta desinformação pode ter uma influência muito forte quer no nosso comportamento quer no nosso modo de pensar, o que por sua vez pode ameaçar a qualidade da democracia e até os direitos humanos. Para combater este fenómeno é necessário munir as pessoas e muito particularmente os jovens de certas ferramentas que lhes permita ser críticos e perspicazes. A nossa aposta é, por isso, na educação que desde cedo pode contribuir para um conhecimento mais preciso sobre a desinformação e ao mesmo tempo para o desenvolvimento do pensamento crítico.

Consideramos importante também agir sobre as fontes da desinformação com multas que possam ter um efeito dissuasor desta prática. Por outro lado, é importante promover as boas práticas através de medidas como a de atribuição de selos de qualidade a meios de comunicação social que colocam a verdade jornalística em primeiro lugar.


Medidas Propostas
  1. Formar e informar os jovens, desde o 2º ciclo, através da introdução do tema “politica” na disciplina Cidadania e Desenvolvimento de de modo a desenvolver competências que lhes permita desenvolver o pensamento crítico e que sejam perspicazes a lidar com a desinformação e perceber o impacto desta na democracia.
  2. Aplicação de multas a órgãos de comunicação social (jornais, revistas, rádios, e jornalistas que trabalhem por conta própria) pela publicação e divulgação de notícias falsas. Assim pretendendo diminuir o número de notícias ou informações falsas.
  3. Para motivar e promover as boas práticas através da atribuição de um selo de qualidade a meios de comunicação social que colocam a verdade jornalística em primeiro lugar e permitir que estes publiquem as suas notícias num site oficial exclusivo.