PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vagos


Exposição de motivos
1. Embora não possa identificar a origem de notícias enganosas 100% das vezes este orgão pode pode denunciar a sua falsidade diminuindo o seu impacto na comunidade. A existência deste órgão fiscalizador com poder penalizador pode também traduzir-se num “pensar duas vezes” antes da publicação da notícia.
2. Apostar na formação da sociedade traduzir-se-á na diminuição do impacto das Fake News. Acreditamos especialmente que a formação dos mais novos se refletirá em adultos mais críticos que não se deixam influenciar tão facilmente por notícias falsas.
3. A obrigatoriedade de citação de fontes no final da notícia permite ao leitor confirmar ou tentar averiguar a sua veracidade.


Medidas Propostas
  1. Criar uma equipa de fiscalização de notícias que circulam na internet com objetivo de diminuir possíveis tentativas de fraude, criar também websites de forma a que seja possível diminuir websites com notícias fraudulentas.
  2. Incutir no programa escolar um tempo no horário letivo (ex: disciplina de CIDES) para olhar o mundo através das notícias e para desenvolver o espírito crítico dos alunos.
  3. Obrigatoriedade de citação de fontes no final de notícias e de verificação da autenticidade das fontes a publicar, com consequente pedido de permissão para o referido, caso não seja cumprido imputar uma punição nos responsáveis.