PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Profissional da Bairrada


Exposição de motivos
Acreditamos que através da educação tudo se consegue mudar e transformar, ainda que seja necessário tempo para isso.
Assim, as medidas que propomos são uma aposta na educação da população de várias faixas etárias, desde da idade escolar até à população mais idosa.
Estamos confiantes que com mais informação, correta e fiável, o povo conseguirá fazer melhores escolhas e acreditar no que realmente é verdade.
Desta forma, pensamos que seja possível a população identificar "Fake News", diminuir a quantidade de "Fake News" lançada para o publico e, consequentemente e lentamente tentarmos acabar com este problema, que se tornou parte do nosso dia-a-dia e que tem consequências nas nossas escolhas e na nossa formação de opiniões.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma área de estudo, dentro de uma disciplina já existente (por exemplo em Cidadania e Desenvolvimento), dedicado a alertar os alunos para o problema do "Fake News", a ensinar técnicas para identificarem “FAKE NEWS" e de incentivo ao pensamento critico.
  2. Criação de um programa de sensibilização para o “FAKE NEWS” dirigido à população mais isolada ou mais idosa e posta em prática pela GNR nos centros paroquiais e/ou juntas de freguesia.
  3. Aplicação de uma sanção (multa) para autores, que comprovadamente publicaram “Fake News”.