PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis
Exposição de motivos
1. Criação de um pop-up antes da partilha de uma imagem.Antes de o utilizador poder partilhar uma imagem, teria de visualizar um pop-up no ecrã, com um aviso acerca da possibilidade de se tratar de informação dúbia ou de uma imagem modificada. Além disso, aumentaria o tempo de visualização da imagem, permitindo uma análise mais cuidada. Só depois, o utilizador escolheria efetivamente se quer ou não partilhar a informação ou a imagem em causa.
2. Estabelecimento de tempos anuais obrigatórios para “Educação para os média.”
Sem necessidade de um aumento de tempos na carga horária, o projeto de “Educação para os média” seria de caráter obrigatório, ao contrário da sua não obrigatoriedade atualmente, e seria aplicado de forma interdisciplinar, tal como o projeto de “Educação Sexual”. Os temas a abordar no projeto passariam por: direitos e deveres nas redes sociais, explicitação de conceitos como “desinformação” e “fake news”, jornalismo seguro, entre outros.
3. Obrigatoriedade das plataformas oferecerem mais controlo aos utilizadores sobre as configurações do seu feed principal.
Através do acesso às definições da sua conta, o utilizador deveria ser capaz de ajustar as suas preferências relativamente à disposição do seu feed. Isto poderia incluir, por exemplo, aumentar o número de publicações de amigos e familiares e diminuir as de grupos e páginas apenas sugerir ou até bloquear tudo o que não pertença a uma conta que os próprios escolhem seguir. Os controlos que já existem teriam de ser de mais fácil acesso que, atualmente, ficam maioritariamente num submenu das definições.
Medidas Propostas
- Criação de um pop-up antes da partilha de uma imagem.
- Estabelecimento de tempos anuais obrigatórios para “Educação para os média.”
- Obrigatoriedade das plataformas oferecerem mais controlo aos utilizadores sobre as configurações do seu feed principal.