PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Estarreja


Exposição de motivos
Considerando que é mais eficaz educar e prevenir do que alterar comportamentos, as medidas propostas visam promover a educação para a literacia da (des)informação desde o 1º ciclo ,propondo a integração desta temática no plano curricular ( de um modo lúdico) até ao recurso aos meios de informação das "massas" para sensibilizar / informar sobre a questão os Adultos ( por meio de concursos, desafios). Como complemento /reforço propõe-se medidas de Controlo/ verificação/ responsabilização da criação/ divulgação de noticias falsas.


Medidas Propostas
  1. Educar/ sensibilizar as crianças , desde o inicio da sua escolarização para as consequências da propagação de noticias falsas nas suas diferentes formas, através de uma abordagem lúdica : Jogos, histórias, teatro, pequenas animações.
  2. Tratamento do tema nas televisões públicas através da inserção de programas e concursos lúdicos. Ex: "Quem consegue não ser enganado?(...), da criação do "Minuto Não-Fake", e criação nas redes sociais de rubricas interativas, sondagens, perguntas de resposta rápida, quizs, stories "ao minuto", com vista a sensibilizar o publico para a questão e para promover o sentido crítico e aprendizagem de técnicas de identificação da Fraude na informação.
  3. criação de nova legislação (adaptada aos novos tempos) que suponha a existência de sistemas de verificação da veracidade /autenticidade dos dados que suportam a informação e responsabilização dos agentes diretos (criadores) e indiretos ( divulgadores) das noticias falsas. ( ex: exigência de retratação publica com destaque relevante e, inclusive, encerramento de contas, blogues que promovam a desinformação)